
Manter os custos de manutenção sob controle pode ser um grande desafio para empresas de transporte e logística, uma vez que esses gastos se tornam excessivos, impactam diretamente a lucratividade e a eficiência das operações, podendo comprometer a competitividade do negócio.
Neste artigo, você descobrirá o que são os custos de manutenção, os sinais que indicam que eles estão elevados e como a tecnologia pode ser uma aliada para otimizar processos e reduzir gastos. Confira!
Os custos de manutenção de frotas abrangem todas as despesas necessárias para garantir o funcionamento ideal dos veículos. Isso inclui desde reparos emergenciais, como manutenções corretivas, e revisões regulares, como manutenção preventiva. Também há os gastos com peças, pneus, fluidos e mão de obra.
Além disso, entram na conta os custos indiretos, como o tempo de inatividade dos veículos durante reparos. Por isso, requer um controle cuidadoso, pois sem uma avaliação eficiente dessas despesas, os gastos podem disparar, comprometendo a lucratividade e a eficiência operacional da empresa.

Manter o custo de manutenção da frota sob controle é fundamental para evitar impactos negativos na operação e nos lucros. Abaixo, confira os sinais de alerta com mais detalhes.
Reparos emergenciais frequentes mostram que a manutenção preventiva não está sendo realizada adequadamente. Isso eleva os gastos com peças, mão de obra e paralisações inesperadas, impactando o planejamento operacional.
O consumo elevado de combustível pode estar ligado a problemas mecânicos, como pneus descalibrados ou motores desalinhados, e também ao comportamento do motorista, como acelerações bruscas ou direção em alta rotação (RPM).
Componentes como freios e pneus desgastam-se mais rapidamente sem inspeções regulares. Além disso, a direção agressiva ou a falta de monitoramento de desgaste podem antecipar substituições, aumentando custos desnecessários.
Veículos frequentemente fora de uso devido a falhas impactam a logística e geram custos indiretos com a ociosidade de motoristas ou atrasos na entrega de serviços.
Sem relatórios detalhados, padrões de falhas passam despercebidos. A ausência de tecnologia dificulta prever problemas e implementar ações preventivas, comprometendo a eficiência e aumentando os gastos.
O uso de dados pode trazer benefícios significativos para a tomada de decisões. Mas saber como usá-los é fundamental, por isso a Trimble preparou um material exclusivo para te ajudar. Baixe gratuitamente abaixo.
A telemetria é a principal tecnologia que pode ajudar os custos de manutenção da frota, pois com o monitoramento das condições do veículo, pode-se identificar problemas antes que eles se agravem, agindo preditivamente.
Além disso, ao monitorar o comportamento do motorista, práticas como acelerações bruscas e excesso de velocidade podem ser corrigidas, prolongando a vida útil dos veículos. A telemetria também gera relatórios que podem ser usados para um planejamento eficaz de manutenções preventivas, reduzindo falhas inesperadas.
Ao adotar a telemetria, tem-se:
Com a Telemetria Premium da Trimble ainda é possível ter registros em imagens de comportamentos indevidos dos motoristas, possibilitando uma tratativa mais eficaz e, consequentemente, a criação de uma cultura de segurança cada vez mais forte.
Quer reduzir os custos de manutenção da sua frota? Conheça as soluções de telemetria da Trimble. Agende uma demonstração agora mesmo!