
O que é operação logística? O que faz um operador logístico? Qual a importância? Fundamental para o sucesso das atividades empresariais, este departamento envolve mão-de-obra, transporte, estoque e outros aspectos. Uma operação logística bem-sucedida leva em consideração uma série de fatores e requer acompanhamento constante, já que as dinâmicas do mercado se alteram com grande velocidade.
Otimizar a operação logística é a meta de empresas que buscam alta performance em seus processos logísticos e valorizam a satisfação dos clientes. Por isso, falaremos sobre as operações logísticas, o que são e como funcionam, além dos principais indicadores e boas práticas para o setor. Continue a leitura para conhecer mais!
A operação logística diz respeito ao processo de movimentação dos produtos acabados, desde o fabricante até o usuário final, sendo parte essencial da cadeia de suprimentos. Gerenciamento de estoque, armazenamento e atendimento de pedidos, todos desempenham um papel fundamental na otimização da logística em geral.
A indústria e o comércio dependem das operações logísticas para a movimentação de suprimentos e a circulação de cargas. Da compra e armazenagem de insumos até a chegada de um produto na casa do consumidor, tudo envolve a logística. Elas são de extrema importância para a economia, por isso as operações logísticas precisam se aperfeiçoar constantemente e devem ser controladas para que os custos sejam reduzidos.
As operações logísticas envolvem o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico na cadeia de suprimentos, assim como os serviços e informações relacionados a ela. Na operação logística é possível determinar os processos de uma ou várias fases da cadeia de suprimentos, como abastecimento, transporte, armazenamento e distribuição. Além disso, organiza, gerencia e controla operações que utilizam infraestruturas físicas, tecnologias e sistemas de informação próprios ou de terceiros.
O operador logístico é peça chave no desenvolvimento das empresas, pois ele é o responsável por operacionalizar a aquisição, movimentação, armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Dessa forma, fazem parte das suas responsabilidades o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.
Esse profissional viabiliza o uso inteligente dos recursos financeiros da empresa, tendo ampla área de atuação.

Desenvolver processos ágeis, econômicos, produtivos e alinhados às demandas da empresa é o que todo gerente logístico busca. No entanto, não é uma tarefa tão simples. A operação logística tem como objetivo permitir que gestores e demais profissionais trabalhem de maneira estratégica, com uma maior visibilidade de todo o processo da cadeia.
A operação logística deve garantir a qualidade de todas as etapas, desde a origem dos produtos até a entrega ao consumidor final. Ter uma operação logística eficiente, focada em resultados e com planejamento estratégico que leve à alta performance operacional traz muitos benefícios.
Confira os principais:
A melhor forma de analisar o desempenho de uma operação logística é fazer o acompanhamento dos KPIs (Key Performance Indicator). Os indicadores de desempenho logístico são uma ferramenta de gestão que mensuram os resultados de um processo, oferecendo padrões de monitoramento e comparação em diferentes períodos. Os resultados obtidos auxiliam no trabalho de tomada de decisão por parte dos gestores, melhorando a eficácia dos planejamentos estratégicos.
O primeiro passo é definir quais são os indicadores de desempenho fundamentais para a empresa e adequados a cada área da operação. Assim, pode-se determinar processos mais assertivos para o acompanhamento desses dados, focando na aprimoração contínua e na definição de estratégias mais inteligentes para a gestão logística.
Entre os indicadores de desempenho logístico de maior relevância, destacam-se:
O rastreamento, o acompanhamento e a visibilidade da operação logística são indispensáveis para a manutenção e o sucesso das etapas de estoque, produção, distribuição e entrega. Para isso, sua empresa pode investir na telemetria. Para saber como ela funciona, quais são seus principais benefícios, como utilizá-la na gestão de frota e ainda quais são os cuidados ao escolher um fornecedor para essa tecnologia, confira gratuitamente o material abaixo.
As operações logísticas enfrentam diferentes desafios, mesmo com metas claras e planejamento estratégico.
Entre os principais desafios estão:
Para melhorar a performance em toda a cadeia logística é essencial ter acesso aos dados em tempo real. Fazer a integração de sistemas logísticos é uma estratégia assertiva para aprimorar a operação.
Automatizar e otimizar a operação logística é vital, mas nem todas as empresas sabem como fazer isso. Por isso, confira as dicas a seguir! Elas aumentam a competitividade organizacional e asseguram que o negócio se destaque, além de ajudarem a aumentar a satisfação dos clientes, pois os sistemas são executados com mais competência.
Acompanhar e analisar os indicadores de performance é essencial para ajustar e aprimorar a operação. A partir das análises, pode-se conhecer os pontos fortes da operação e quais pontos merecem atenção para serem melhorados.
Fazer o monitoramento das viagens é fundamental para acompanhar as entregas, garantir o cumprimento dos prazos e das rotas, informar eventuais atrasos, além de reduzir custos e aumentar a produtividade.
Um programa de gestão de estoque viabiliza o controle dos custos. Os principais benefícios são a empresa poder cumprir toda a demanda e, quando fazer aquisição em escala e de modo planejado, obter descontos.
Mapear os processos ajuda na análise das práticas que são feitas para reconhecer a eficácia das formas de trabalho e possíveis gargalos. Quando falhas, desperdícios ou etapas que não somam valores forem identificados, deve-se corrigir os erros e implementar melhorias.
Os colaboradores precisam ser engajados e sentir-se motivados para que as etapas sejam cumpridas da forma correta.
Outras práticas que devem ser executadas são:
Investir em operação logística é mais do que uma demanda estratégica, é essencial para o mercado atual. Em um cenário cada vez mais competitivo buscar diferenciação é fundamental. Dessa forma, a gestão das operações precisa de otimização e eficiência, sendo responsabilidade dos gestores buscarem soluções, inovação e capacidade técnica para superarem os desafios logísticos.
Para saber mais sobre as operações logísticas e o que esperar para o futuro, acesse o material exclusivo da Trimble!
Ana Clara Marcondes - Massi Digital.