Câmera veicular: principais mitos sobre o uso em frotas
redacao.massi
23/1/2025

O uso de câmeras veiculares em frotas é prática cada vez mais necessária para empresas que buscam aumentar a segurança, reduzir custos e melhorar a gestão operacional. No entanto, a implementação dessa tecnologia ainda enfrenta resistências devido a mitos e informações equivocadas que geram dúvidas entre gestores e motoristas. 

Pensando nisso, este artigo desvendará os principais mitos sobre câmeras veiculares, destacando como essas soluções podem garantir eficiência e confiabilidade. Acompanhe!

Qual é o papel da câmera veicular para a gestão de frotas?

A câmera veicular promove maior segurança, eficiência e redução de custos para a gestão de frotas. Isso é possível porque ela permite monitorar os comportamentos dos motoristas, ajudando a identificar e corrigir práticas de risco. Assim, ao fornecer evidências visuais de eventos críticos, a câmera contribui para a redução de acidentes e litígios. 

Além disso, ao combinar a captura de imagem com dados de telemetria, é possível  otimizar o desempenho da frota, melhorar a eficiência operacional e reduzir custos com manutenção e combustível. Uma vez que o gestor terá o panorama geral do comportamento do motorista e do veículo.

A Trimble conta com uma solução exclusiva para isso, a Telemetria Premium. Com ela, fica mais fácil de resolver desafios de identificação, segurança e comportamento de risco, pois possibilita: 

  • Visibilidade ampliada da frota;
  • Análise precisa do desempenho operacional;
  • Redução de vieses individuais na auditoria;
  • Melhoria na tomada de decisão.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a prevenir acidentes, confira o ebook gratuito da Trimble!

Principais mitos sobre o uso de câmera veicular em frotas

Como visto, o uso de câmera veicular traz vantagens significativas para a gestão de frotas. A seguir, confira os principais mitos e verdades sobre essa solução. 

Mito 1: As câmeras veiculares invadem a privacidade dos motoristas

Muitas pessoas acreditam que as câmeras veiculares invadem a privacidade dos motoristas, mas a realidade é bem diferente. Pois, essas câmeras são projetadas para monitorar comportamentos relacionados à segurança e eficiência. Dessa forma, elas não se destinam a invadir a privacidade do motorista, mas sim a garantir a proteção de todos. 

A Trimble adota uma abordagem transparente, comunicando claramente aos motoristas que o objetivo das câmeras é melhorar a segurança e prevenir acidentes, promovendo um ambiente de confiança e proteção.

Mito 2: A instalação de câmeras é complexa e cara

Outro mito comum é que a instalação de câmeras veiculares é complexa e cara, mas na verdade as câmeras modernas são fáceis de instalar e oferecem um excelente custo-benefício. 

Por exemplo, a solução da Trimble desmistifica esse mito, proporcionando tecnologia de fácil integração com sistemas de telemetria existentes. Além disso, as dashcams all-in-one da Trimble combinam vídeo, telemetria e inteligência artificial em um único dispositivo, otimizando o monitoramento da frota sem custos excessivos ou instalação complicada.

Mito 3: As câmeras acabam com a bateria do veículo

Um dos mitos mais comuns sobre câmeras veiculares é que elas consomem excessivamente a bateria do veículo. No entanto, elas são projetadas para ter um consumo de energia mínimo. 

Além disso, muitas delas possuem modos de economia de energia. Dessa forma, a bateria do veículo é preservada e o sistema de monitoramento continua eficiente sem prejudicar o desempenho do veículo.

Câmera veicular que eleva a segurança e a gestão da frota

As câmeras veiculares são ferramentas que ajudam a aumentar a segurança na gestão de frotas, proporcionando monitoramento do comportamento dos motoristas. 

Combinadas com a telemetria, essas soluções permitem uma análise detalhada de cada operação. Isso resulta em uma redução de custos, prevenção de acidentes e aumento da eficiência operacional. 

Invista em segurança e eficiência com as câmeras veiculares da Trimble. Fale com um especialista e agende uma demonstração!