
A criação de um programa de premiação para motoristas é uma maneira de validar a preocupação, valorização e compromisso da empresa com sua equipe.
Através desses prêmios, muitos benefícios são proporcionados, desde um aumento da motivação dos condutores até uma economia de combustível.
Neste conteúdo, você entenderá mais sobre o porquê realizar esse modelo de premiação em sua empresa, quais são as vantagens e como realizar essa implantação.
Depois que os motoristas já saíram com os caminhões pelas estradas, não há como controlar todas as ações realizadas. Ainda que tecnologias como a ferramenta de Telemetria auxiliem na identificação de muitos dados do veículo e proporcionem várias informações relacionadas ao comportamento do condutor, o gestor não consegue ter uma visão completa de tudo o que acontece.
Esse fato pode ser preocupante pois, dependendo das práticas realizadas pelo condutor, vários problemas podem surgir para a frota. Logo, os programas de premiação para motoristas são uma excelente forma de incentivá-los a cumprir as boas maneiras ao volante e optarem por escolhas mais seguras, inteligentes e vantajosas.
Um programa de premiação também é benéfico para aprimorar a retenção de colaboradores, aumentar o engajamento da equipe e alcançar um ótimo retorno de investimento. Além de servir como um método de treinamento, aprimoramento da cultura da empresa e uma maneira viável de incentivar os condutores na adoção de novos comportamentos. Caso seja executado corretamente, esse tipo de programa auxilia até mesmo na economia de combustível e na redução de custos com combustível.
A premiação de motoristas deve ser implementada em empresas, pois é um meio eficiente de reforçar e incentivar bons comportamentos dos motoristas durante a direção por meio de recompensas e reconhecimento por esse comprometimento da equipe.
Os condutores ficam mais engajados, dão preferência para escolhas melhores e mais inteligentes ao volante e, ainda, contribuem para a diminuição de acidentes e multas, economia de custo, aumento da produtividade e, também, se sentem mais motivados.
Recompensas e reconhecimento são dois aspectos que incentivam fortemente um melhor comportamento e engajamento dos motoristas, e ainda auxiliam no cumprimento dos demais objetivos da empresa.
Por meio de ferramentas como a Telemetria, diversos dados dos condutores e dos veículos são coletados. A partir daí, o gestor passa a ter dados suficientes para a criação de um ranking justo e completo, com tudo o que é necessário para avaliar os níveis de desempenho dos motoristas e observar também quais possuem condutas melhores ao volante.
O uso de BI também é uma solução inteligente para garantir a excelência na gestão de frotas. A Trimble preparou um material exclusivo que explica detalhadamente a importância dessa ferramenta. Gostaria de entender mais sobre o assunto? Acesse o conteúdo abaixo.
Ao premiar os motoristas, além de se sentirem valorizados e reconhecidos pelo trabalho bem executado, há outros benefícios muito relevantes também.
Entre eles, destacamos cinco:
Além disso, como os motoristas passam a prezar por ações mais cuidadosas e seguras ao volante, a margem de segurança também cresce.
Para saber mais sobre como alavancar a segurança da sua frota, clique aqui

O primeiro passo para adotar o programa de incentivo é analisar quais são os objetos gerais e os resultados esperados decorrentes dessa prática. Avalie pontos como:
Lembre-se também de apontar as razões para cada um dos fatores estabelecidos. Após o cumprimento dessa etapa, é preciso definir os indicadores.
De nada adianta utilizar um programa de incentivo genérico e que não cabe para a realidade da sua empresa.
Além de dificultar a adesão dos motoristas, alguns indicadores podem não ser adequados ou, simplesmente, impossíveis de cumprir, a depender da realidade da sua frota.
Por isso, é interessante conhecer os motoristas, seus objetivos e dificuldades para elaborar um programa personalizado e que ganhe a simpatia de todos os colaboradores.
Ao ter os objetivos definidos e claros, os gestores conseguem estruturar as estratégias e meios necessários para o alcance dos resultados esperados. Somado a isso, o processo de explicação do programa para os demais integrantes da equipe também fica muito mais fácil, visto que os condutores poderão compreender com mais clareza quais são os objetivos e benefícios que estão por trás da implementação desse programa.
Os indicadores servem para ter um controle de gastos e das ações executadas a partir do início do projeto. Por exemplo, caso o gestor opte pela economia de 30% de combustível, os indicadores relacionados seriam os seguintes:
É importante que o programa de premiação seja gamificado pois, a cada cumprimento de um dos indicadores, os condutores recebem pontos, que irão somar no resultado final para a recompensa e na posição da lista do ranking dos motoristas. Por exemplo:
As premiações são fundamentais para um programa de incentivo. Elas devem ser úteis e relevantes para os condutores, afinal, eles precisam aderir ao programa.
Dessa forma, é possível pensar em premiações físicas, como cartões presentes, ingressos para o cinema e reservas em hotéis e até em dinheiro e folgas, por exemplo.
É importante atualizar as premiações e verificar se elas valem os esforços para atingir os objetivos estipulados. Também não é interessante punir os motoristas que não conseguiram boas posições no ranking, e sim, investigar os motivos, caso eles sejam recorrentes.
Lembre-se de fazer tudo baseado na legislação.
A criação do programa de premiação para motoristas vai muito além do fornecimento de prêmios. É um modo de adotar uma política mais positiva na empresa, aumentar a produtividade da equipe, reduzir as chances de acidentes e multas e, também, motivar os condutores.
É interessante também o uso de ferramentas tecnológicas que contribuem para um trabalho mais seguro e eficiente. A Trimble possui excelentes soluções para sua frota. Agende uma demonstração e saiba mais!
Bianca Biazotto Moris - Massi Digital