Rastreador de caminhão: Como funciona e como é feita a instalação
Saiba como o sistema do rastreador de caminhão se comunicar com a central e quais as melhores ferramentas para implementar esse sistema.
Emanuele Almeida
16/6/2022

O rastreador de caminhão é um dispositivo que possui tecnologia de geolocalização via GPS (Global Positioning System) e um sistema de comunicação que envia os dados coletados do GPS para uma central de monitoramento. Dessa forma, é possível saber onde está o veículo, permitindo ao gestor ter mais controle sobre a operação, ao mesmo tempo em que há um aumento da segurança e eficiência, além da redução de custos.

Como funciona o rastreador de caminhão

O rastreador de caminhão é capaz de detectar a posição do veículo por meio de um sistema GPS, que capta os sinais via satélite. Por meio da análise desses sinais, o rastreador pode calcular a direção, velocidade e posição do veículo. O GPS tornou-se a tecnologia mais utilizada, devido ao seu alto nível de precisão. Além disso, a tecnologia é simples e acessível.

Porém, outra tecnologia que pode ser utilizada é a radiofrequência. Nesse modelo, em vez de enviar sinais para satélites, ele envia para as antenas de rádio. Elas fazem a triangulação dos sinais recebidos e, baseando-se na intensidade do sinal, é possível determinar a localização do veículo.

Como o sistema se comunica com a central de monitoramento no rastreamento de caminhão?

O rastreador pode se comunicar com a central por meio de três formas principais. Conheça cada uma delas a seguir. 

Rede de telefonia (GSM/GPRS)

O modelo mais comum de rastreador de caminhão faz a comunicação com a central de monitoramento por meio da rede de telefonia GSM/GPRS. O rastreador tem um chip de telefonia que, por meio das antenas instaladas e da rede de telefonia, permite que as informações sejam enviadas para a central de monitoramento.

Radiofrequência

Essa tecnologia não é mais tão utilizada. Ela envia as informações à central por meio das antenas de rádio, que conseguem determinar a posição do caminhão. 

Satélite para o rastreamento de caminhão

Nesse modelo, o rastreador é capaz de determinar a posição do caminhão e fazer a comunicação via satélite. Para isso, ele utiliza os satélites para enviar os dados à central. Isso possibilita uma maior abrangência do serviço.

Por que o rastreador de caminhão é importante para a gestão?

O rastreamento de caminhão é importante para melhorar a administração da frota e proporcionar mais segurança aos veículos e motoristas. Acompanhar os deslocamentos dos caminhões aumenta a agilidade das entregas. O rastreamento permite acompanhar os veículos e determinar os melhores trajetos. 

O rastreador também contribui para a proteção do patrimônio. Em caso de roubo, é possível utilizá-lo para auxiliar as autoridades, a fim de recuperar o veículo. 

Como é feita a instalação do rastreador de caminhão?

A instalação envolve a parte elétrica do veículo. Para a instalação, são utilizados fios de comunicação conectados ao sistema elétrico. Para facilitar, é possível fazer a instalação próximo a ignição, assim o rastreador pode ser conectado aos diversos recursos do caminhão.

Há a possibilidade de fazer  uma instalação simplificada, em que o equipamento é posicionado sob o capô, conectando o fio preto no negativo e o vermelho no positivo da bateria.

Diferenças entre rastreamento e telemetria

O rastreamento se limita a localização do veículo e os trajetos percorridos. Já a telemetria disponibiliza informações sobre a quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada e status da ignição. A partir desses dados, é gerado um relatório mais completo da operação de cada veículo, a fim de analisar problemas operacionais e adotar atitudes para soluções rápidas.

Existem outras formas que a telemetria colabora para a frota, as quais não estão presentes no rastreador. Baixe esse ebook gratuito para saber mais detalhes sobre a telemetria!

Conclusão

O rastreador de caminhão é de custo baixo e não ocupa muito espaço no veículo, trazendo mais segurança para a operação como um todo: veículo, carga e condutor. 

Porém, há diferentes soluções que podem agregar mais segurança e economia da frota, como o videomonitoramento embarcado e a telemetria. Quer conhecer mais sobre essas soluções? Acesse aqui!